CONTACTOS
  • bg

VALFIOS - Fios Têxteis, Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado


Linhas  texteis de Lyocell


Os fios de costura texteis comuns são, geralmente, feitos a partir de fio fiado ou na forma de fios texteis com filamentos contínuos, chamados fios com alma.

Na produção de linhas de costura de fio  texteis fiado, as fibras de algodão texteis foram as primeiras a ser utilizadas, mas nas últimas duas décadas também as fibras de poliéster (PES) e de poliamida (PA) foram frequentemente aplicadas devido, em especial, à sua superior tenacidade quando comparada à baixa tenacidade do fio de costura de algodão. A desvantagem dos fios sintéticos e dos filamentos é que estes não podem ser linhas costura texteis tingidos num processo simples (com apenas uma fase) juntamente com o vestuário de algodão, após este estar costurado, tal como os fios de algodão.

Para ultrapassar os problemas originados pelos tipos de fios texteis, atrás descrito, existiu a necessidade de desenvolvimento de novos fios costura, sendo um destes casos "a linha de costura texteis que contém o eixo de filamentos contínuos de linhas Lyocell, recobertos por fibras de algodão", estando este fio texteil patenteado (patente número 102650) pela empresa VALFIOS - Comércio de Fios Texteis, sendo os autores da patente PROFESSOR LUBOS HES, FILIPE ARTUR DOS SANTOS HENRIQUES e ENGº FERNANDO PINHEIRO NOVAIS.

Nota: esta linha encontra-se em estudo e desenvolvimento, não sendo possível qualquer tipo de fornecimento.

A invenção refere-se a um fio de costura com alma de filamentos contínuos para tecidos e vestuário, que consiste em, pelo menos, 50% da porção do peso do fios costura Lyocell como alma (centro) e de, pelo menos, 15% da porção do peso de fibras celulósicas (como por exemplo: algodão ou viscose), envolvidas à volta do eixo, criando assim o exterior deste e completando este complexo fio de costura textil. Devido a sua superior tenacidade, estabilidade dimensional e à baixa superfície de fricção, este fio é especialmente adequado para costurar tecidos de algodão médios e pesados, tais como: tecidos de ganga, tecidos de veludo, tecidos de flanela, casacos de algodão, roupa protectora de algodão, etc. Mais ainda, um fio tão celulósico oferece a vantagem de tingir vestuário costurado de algodão em crú (tecido e fio) numa única operação.


Esta nova linha de costura texteis exibe as seguinte vantagens:

 

Linha costura à cor

A Valfios- Comércio de Fios texteis apresenta um serviço único no mercado:
- Reproduz a cor da linhas costura para qualquer encomenda, caso não exista a cor ideal no nosso cartaz.
- A cor é reproduzida e fornecida num intervalo de 2 a 5 dias úteis.
- Adaptamos as partidas às quantidades do cliente.

Produtos » Aplicações das linhas costura texteis

Referência
__Ne__
Aplicações em linhas
20/3
20/3
Costuras e pespontos em roupa de trabalho, gangas, tecidos grossos, marroquinaria.
30/3
30/3
Costuras e pespontos em roupa de trabalho, gangas, botões, tecidos grossos.
80
26/2
Costuras e pespontos em roupa interior, camisa, blusas, vestidos, botões, fatos de banho, colchas, edredões, roupa de trabalho, gangas.
120
42/2
Costuras e pespontos em roupas interior, camisas, blusas, vestidos, fatos de banho, colchas, edredões.


Referência
__Ne__
Aplicações
25
16/3
 Linhas
36
16/2
Gangas, roupa de protecção, tecidos grossos, pele.
75
30/2
Gangas, roupa de protecção, roupa de trabalho, botões, casear.
100
36/2
Costuras gerais de roupa interior, malhas, lingerie, fatos de banho, roupa de trabalho, vestidos, camisas, blusas, clássicos.
120
48/2
Costuras gerais de roupa interior, malhas lingerie, fatos de banho, gangas, roupa de trabalho, vestidos, camisas, blusas.


Referência
__Ne__
Aplicações de LInha
25
16/3
Costuras e pespontos de gangas grossas, roupa de protecção, tecidos grossos, peles, têxteis técnicos.
36
16/2
Costuras e pespontos de gangas médias, roupa de protecção, tecidos grossos, peles, têxteis técnicos.
75
30/2
Costuras e pespontos de gangas médias, roupa de protecção, roupa de trabalho, vestidos, fronhas, felpos.
120
48/2
Costuras gerais de roupa interior, malhas lingerie, fatos de banho, vestidos, camisas, blusas, lençóis.


Referência
__Ne__
Aplicações de Linha
24/3
24/3
Calças, tecidos grossos.
30/3
30/3
Calças, casear, mosquear, tecidos médios.
24/2
24/2
Malhas, blusas, camisas pesadas, tecidos médios.
40/3
40/3
Calças leves, casear, mosquear, tecidos médios.
50/3
50/3
Malhas, blusas, camisas, tecidos finos.


Referência
__Ne__
Aplicações de linhas
167/1
167/1
Costuras interiores de baixo custo, para costuras ligeiras, recobrimento de costuras, malhas, para confecção de costuras interiores em geral


Referência
__Ne__
Aplicações de linhas
80
80
Pontos invisíveis, bainha invisível, Referências, (quando não estão em contacto com a pele).
130
130
Pontos invisíveis, bainha invisível, Referências (quando não estão em contacto com a pele), peles ligeiras, artigos de plástico.



Produtos » Propriedades físicas de uma linha

 

1- fios texteis Algodão

Um aspecto importante é o conhecimento da massa linear do fio, porque permite para uma mesma categoria de fio, escolher o que melhor se adapta às condições de uso do artigo.


Com efeito, a massa linear dos fios influência:

·          a resistência do fios e consequentemente a resistência da costura;

·          a escolha do número da agulha;

·          o enchimento da canela;

·          a afinação dos tensores na máquina de costura;

·          os riscos de encaracolamento das linhas.

A massa linear pode ser expressa de várias formas:

 

2-Torção de Fios texteis

É o número de voltas de um fios de costura em torno do seu eixo, determinado com base no seu comprimento de medida nominal, antes da distorção.

A torção deve ser expressa, preferencialmente, em voltas por metro, (voltas/m), podendo também ser expressa em voltas por centímetro (voltas/cm) e (voltas/polegada).

A direcção de torção é muito importante. A torção pode ser no sentido dos ponteiros do relógio, torção Z, conhecida como torção esquerda, ou no sentido oposto aos ponteiros do relógio formando a torção S, conhecida como torção direita.

A torção Z é a mais apropriada para a maior paret das máquinas de costura, porque com a torção S  a linha de costura distorce durante a costura provocando a distorção e consequentemente rotura da linha

 

3-Coeficiente de atrito de fios texteis costura e calçado

É a força contrária ao deslizamento de um fio em contacto com um corpo cilíndrico onde existem forças opostas. Uma das causas de precisar de mudar muitas vezes as agulhas, é o desgaste provocado pelo grande atrito do fio sobre o metal.

O aquecimento da agulha e as quebras com frequência anormal, são igualmente consequências do atrito. As propriedades de atrito de um fio dependem das características próprias, mas sobretudo dos produtos de acabamento e lubrificantes. A lubrificação de um fio é muito importante, pois diminui o atrito e protege o fio contra o aquecimento. É, nestes casos, necessário fazer um teste de atrito ou de deslizamento do fio sobre um metal, que permite detectar se o fio vai desgastar o material, ou afectar as suas características e a duração de vida dos orgãos da máquina.

Uma lubrificação elevada pode provocar manchamento nas peças, criando um enorme problema, porque a remoção é muito cara e em alguns casos impossível.

 

4-Irregularidade

A irregularidade do fio, isto é, a variação da massa por unidade de comprimento, é considerada como sendo um factor importante e crítico, pois pode provocar quebras da linha de costura. As irregularidades podem ser encontradas em qualquer fase do processo têxtil, isto é, aparecem em fios, mechas, mantas e fitas.

O comprimento e o diâmetro da fibra são das propriedades mais importantes para a determinação do comportamento destas no processo de fiação. Existe uma elevada correlação entre a irregularidade do fio e o comprimento médio da fibra.

As variações na secção transversal do fio, como neps, pontos finos e pontos grossos, são geralmente descritos como imperfeições e são analisados paralelamente à irregularidade.

É importante perceber que todos os fios são de alguma forma irregulares, sendo o seu valor, o factor determinante para a aceitabilidade ou não do produto, por parte do consumidor.

 

5-Resistência à Rotura de fiuos texteis costura e calçado

Força máxima aplicada num ensaio de tensão efectuado à rotura. Para fios, é preferencialmente expressa em centinewtons (1gf=0.98 cN), pode também ser expressa em kilogramas ou gramas (força). Esta varia ligeiramente segundo as condições específicas em que o fio se rompeu, por exemplo: humidade, temperatura, regime de carga e comprimento do fio submetido a tensão.

Por esta razão, todas estas condições são especificadas com precisão em todos os testes reconhecidos internacionalmente. Estes testes são realizados em laboratórios com ambiente normalizado e geralmente com instrumentos automáticos, utilizando células de carga electrónicas.

 

6-Tenacidade de fuos texteis costura e calçado

Proporção da força de rotura do fio, relativamente à sua massa linear. É habitualmente expressa em centinewtons por tex (cN/tex).

Evidentemente, quanto mais grosso se produzir um fio, mais resistente ele será. Mas a tenacidade é teoricamente independente da massa linear do fio e pode, portanto, utilizar-se para comparar a resistência de fibras e fios. A tenacidade pode ser expressa de várias formas, gramas (força) por denier (g/d)e gramas (força) tex.

 

7-Alongamento à rotura de fios texteis costura e calçado

Aumento em comprimento de um provete, produzido pela força de rotura. É expresso como uma percentagem do comprimento nominal inicial.

Esta propriedade é importante, sendo um dos factores que implica a valorização da elasticidade das costuras. Por si só é importante, pois identifica o comportamento do fio na costura.

 

8-Elasticidade de fios texteis costura e calçado

É a propriedade de um fio pela qual este tende a recuperar o seu comprimento original, depois de ter sido estirado até um determinado ponto. Por exemplo, a goma recupera o seu comprimento original, portanto, é altamente elástico, com uma recuperação elástica de 100%.

Um polímero não estirado, diz-se que tem alta plasticidade com recuperação elástica de zero.

Morada

  • Endereço:
    Parque Industrial, Edifício B
  • 4620-909 Lousada
  • Norte
  • GPS:
    41.335318,-8.327347
  • Gerente:
    Filipe Henriques

Contatos

  • Telefone:
    Chamada para a rede fixa nacional

    351 255 820 880 /8
  • Fax:
    351 255 820 889
  • Telemóvel:
    Chamada para rede móvel nacional
    351 91 75 66 752 / 351 91 999 49 44
  • Loja:
    Portugal

Horario

  • Horário:
    Das 9.00h. ás 12.30h e das 14.00h ás 18.30h.
  • Encerramento:
    Sábados, Domingos e Feriados

Email

Envie a sua mensagem para pedir informações ou orçamentos


VALFIOS - FÁBRICA DE FIOS | FORNECEDOR DE FIOS TÊXTEIS | FIOS PARA CALÇADO | FORNECEDOR LINHAS DE COSTURA | FIOS PARA CONFECÇÃO | FIOS POLIESTER | FIOS ALGODÃO

Área de Clientes: