CONTACTOS
  • bg

VALFIOS - Fios Têxteis, Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

Fios Texteis


PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


Valfios - Armazém de Fios Têxteis, Lda., em parceria com a TecMinho – estrutura de interface da Universidade do Minho, está a implementar um Projecto de Desenvolvimento Organizacional denominado “Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos” que visa melhorar a performance de todos os elementos da empresa e fortalecer as bases da sua certificação da Qualidade.

Iniciado em 2004, este Projecto pretende preparar a empresa para as alterações e desafios constantes do mercado. Uma vez que preparação da empresa significa, essencialmente, preparação das pessoas, este projecto destina-se a todos os colaboradores da Valfios comercio de Fios Texteis.

Entre as linhas condutoras deste Projecto, destacam-se as seguintes:

1. Concepção de um Modelo de Acolhimento e Ética em Fios texteis, através do qual consolidará a sua cultura organizacional própria. Todos os colaboradores, recém-chegados ou não, receberão um Manual Fios texteis que lhes dará a conhecer a estrutura da empresa, as suas normas de funcionamento, os seus produtos, a sua missão, os seus valores, etc.

2. Concepção de um Manual de Descrição e Análise de Funções em Fios texteis, que trará uma enorme vantagem no que diz respeito à estruturação de processos e de postos de trabalho. Desta forma, cada um terá consciência da função que ocupa e de quais as suas tarefas Fios texteis. Para além disso, criará alicerces para a implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho, peça fulcral no desenvolvimento dos recursos humanos da empresa.

3. Concepção e implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho em Fios texteis, permitirá uma gestão mais eficaz e uma melhoria geral do desempenho de todos os colaboradores. A avaliação serve o propósito de motivar os colaboradores e levá-los a reflectir sobre o seu papel e a sua prestação ao longo do ano, tendo como referência a satisfação dos clientes. Fios texteis

4. Criação de uma metodologia de Rotação entre Postos de Trabalho em fios texteis, com a qual se pretende uma aposta forte no incentivo à versatilidade, dinamismo e responsabilidade.

Este Projecto fará com que os colaboradores adquiram competências, e também o reconhecimento das mesmas, de forma a serem capazes de desempenhar diferentes tarefas, numa lógica de melhoria contínua, tendo como referência o cumprimento dos requisitos do cliente, com o objectivo permanente de os superar.

Fornecedor Fios Têxteis


Linhas  texteis de Lyocell


Os fios de costura texteis comuns são, geralmente, feitos a partir de fio fiado ou na forma de fios texteis com filamentos contínuos, chamados fios com alma.

Na produção de linhas de costura de fio  texteis fiado, as fibras de algodão texteis foram as primeiras a ser utilizadas, mas nas últimas duas décadas também as fibras de poliéster (PES) e de poliamida (PA) foram frequentemente aplicadas devido, em especial, à sua superior tenacidade quando comparada à baixa tenacidade do fio de costura de algodão. A desvantagem dos fios sintéticos e dos filamentos é que estes não podem ser linhas costura texteis tingidos num processo simples (com apenas uma fase) juntamente com o vestuário de algodão, após este estar costurado, tal como os fios de algodão.

Para ultrapassar os problemas originados pelos tipos de fios texteis, atrás descrito, existiu a necessidade de desenvolvimento de novos fios costura, sendo um destes casos "a linha de costura texteis que contém o eixo de filamentos contínuos de linhas Lyocell, recobertos por fibras de algodão", estando este fio texteil patenteado (patente número 102650) pela empresa VALFIOS - Comércio de Fios Texteis, sendo os autores da patente PROFESSOR LUBOS HES, FILIPE ARTUR DOS SANTOS HENRIQUES e ENGº FERNANDO PINHEIRO NOVAIS.

Nota: esta linha encontra-se em estudo e desenvolvimento, não sendo possível qualquer tipo de fornecimento.

A invenção refere-se a um fio de costura com alma de filamentos contínuos para tecidos e vestuário, que consiste em, pelo menos, 50% da porção do peso do fios costura Lyocell como alma (centro) e de, pelo menos, 15% da porção do peso de fibras celulósicas (como por exemplo: algodão ou viscose), envolvidas à volta do eixo, criando assim o exterior deste e completando este complexo fio de costura textil. Devido a sua superior tenacidade, estabilidade dimensional e à baixa superfície de fricção, este fio é especialmente adequado para costurar tecidos de algodão médios e pesados, tais como: tecidos de ganga, tecidos de veludo, tecidos de flanela, casacos de algodão, roupa protectora de algodão, etc. Mais ainda, um fio tão celulósico oferece a vantagem de tingir vestuário costurado de algodão em crú (tecido e fio) numa única operação.


Esta nova linha de costura texteis exibe as seguinte vantagens:

 

Linha costura à cor

A Valfios- Comércio de Fios texteis apresenta um serviço único no mercado:
- Reproduz a cor da linhas costura para qualquer encomenda, caso não exista a cor ideal no nosso cartaz.
- A cor é reproduzida e fornecida num intervalo de 2 a 5 dias úteis.
- Adaptamos as partidas às quantidades do cliente.

Produtos » Aplicações das linhas costura texteis

Referência
__Ne__
Aplicações em linhas
20/3
20/3
Costuras e pespontos em roupa de trabalho, gangas, tecidos grossos, marroquinaria.
30/3
30/3
Costuras e pespontos em roupa de trabalho, gangas, botões, tecidos grossos.
80
26/2
Costuras e pespontos em roupa interior, camisa, blusas, vestidos, botões, fatos de banho, colchas, edredões, roupa de trabalho, gangas.
120
42/2
Costuras e pespontos em roupas interior, camisas, blusas, vestidos, fatos de banho, colchas, edredões.


Referência
__Ne__
Aplicações
25
16/3
 Linhas
36
16/2
Gangas, roupa de protecção, tecidos grossos, pele.
75
30/2
Gangas, roupa de protecção, roupa de trabalho, botões, casear.
100
36/2
Costuras gerais de roupa interior, malhas, lingerie, fatos de banho, roupa de trabalho, vestidos, camisas, blusas, clássicos.
120
48/2
Costuras gerais de roupa interior, malhas lingerie, fatos de banho, gangas, roupa de trabalho, vestidos, camisas, blusas.


Referência
__Ne__
Aplicações de LInha
25
16/3
Costuras e pespontos de gangas grossas, roupa de protecção, tecidos grossos, peles, têxteis técnicos.
36
16/2
Costuras e pespontos de gangas médias, roupa de protecção, tecidos grossos, peles, têxteis técnicos.
75
30/2
Costuras e pespontos de gangas médias, roupa de protecção, roupa de trabalho, vestidos, fronhas, felpos.
120
48/2
Costuras gerais de roupa interior, malhas lingerie, fatos de banho, vestidos, camisas, blusas, lençóis.


Referência
__Ne__
Aplicações de Linha
24/3
24/3
Calças, tecidos grossos.
30/3
30/3
Calças, casear, mosquear, tecidos médios.
24/2
24/2
Malhas, blusas, camisas pesadas, tecidos médios.
40/3
40/3
Calças leves, casear, mosquear, tecidos médios.
50/3
50/3
Malhas, blusas, camisas, tecidos finos.


Referência
__Ne__
Aplicações de linhas
167/1
167/1
Costuras interiores de baixo custo, para costuras ligeiras, recobrimento de costuras, malhas, para confecção de costuras interiores em geral


Referência
__Ne__
Aplicações de linhas
80
80
Pontos invisíveis, bainha invisível, Referências, (quando não estão em contacto com a pele).
130
130
Pontos invisíveis, bainha invisível, Referências (quando não estão em contacto com a pele), peles ligeiras, artigos de plástico.



Produtos » Propriedades físicas de uma linha

 

1- fios texteis Algodão

Um aspecto importante é o conhecimento da massa linear do fio, porque permite para uma mesma categoria de fio, escolher o que melhor se adapta às condições de uso do artigo.


Com efeito, a massa linear dos fios influência:

·          a resistência do fios e consequentemente a resistência da costura;

·          a escolha do número da agulha;

·          o enchimento da canela;

·          a afinação dos tensores na máquina de costura;

·          os riscos de encaracolamento das linhas.

A massa linear pode ser expressa de várias formas:

 

2-Torção de Fios texteis

É o número de voltas de um fios de costura em torno do seu eixo, determinado com base no seu comprimento de medida nominal, antes da distorção.

A torção deve ser expressa, preferencialmente, em voltas por metro, (voltas/m), podendo também ser expressa em voltas por centímetro (voltas/cm) e (voltas/polegada).

A direcção de torção é muito importante. A torção pode ser no sentido dos ponteiros do relógio, torção Z, conhecida como torção esquerda, ou no sentido oposto aos ponteiros do relógio formando a torção S, conhecida como torção direita.

A torção Z é a mais apropriada para a maior paret das máquinas de costura, porque com a torção S  a linha de costura distorce durante a costura provocando a distorção e consequentemente rotura da linha

 

3-Coeficiente de atrito de fios texteis costura e calçado

É a força contrária ao deslizamento de um fio em contacto com um corpo cilíndrico onde existem forças opostas. Uma das causas de precisar de mudar muitas vezes as agulhas, é o desgaste provocado pelo grande atrito do fio sobre o metal.

O aquecimento da agulha e as quebras com frequência anormal, são igualmente consequências do atrito. As propriedades de atrito de um fio dependem das características próprias, mas sobretudo dos produtos de acabamento e lubrificantes. A lubrificação de um fio é muito importante, pois diminui o atrito e protege o fio contra o aquecimento. É, nestes casos, necessário fazer um teste de atrito ou de deslizamento do fio sobre um metal, que permite detectar se o fio vai desgastar o material, ou afectar as suas características e a duração de vida dos orgãos da máquina.

Uma lubrificação elevada pode provocar manchamento nas peças, criando um enorme problema, porque a remoção é muito cara e em alguns casos impossível.

 

4-Irregularidade

A irregularidade do fio, isto é, a variação da massa por unidade de comprimento, é considerada como sendo um factor importante e crítico, pois pode provocar quebras da linha de costura. As irregularidades podem ser encontradas em qualquer fase do processo têxtil, isto é, aparecem em fios, mechas, mantas e fitas.

O comprimento e o diâmetro da fibra são das propriedades mais importantes para a determinação do comportamento destas no processo de fiação. Existe uma elevada correlação entre a irregularidade do fio e o comprimento médio da fibra.

As variações na secção transversal do fio, como neps, pontos finos e pontos grossos, são geralmente descritos como imperfeições e são analisados paralelamente à irregularidade.

É importante perceber que todos os fios são de alguma forma irregulares, sendo o seu valor, o factor determinante para a aceitabilidade ou não do produto, por parte do consumidor.

 

5-Resistência à Rotura de fiuos texteis costura e calçado

Força máxima aplicada num ensaio de tensão efectuado à rotura. Para fios, é preferencialmente expressa em centinewtons (1gf=0.98 cN), pode também ser expressa em kilogramas ou gramas (força). Esta varia ligeiramente segundo as condições específicas em que o fio se rompeu, por exemplo: humidade, temperatura, regime de carga e comprimento do fio submetido a tensão.

Por esta razão, todas estas condições são especificadas com precisão em todos os testes reconhecidos internacionalmente. Estes testes são realizados em laboratórios com ambiente normalizado e geralmente com instrumentos automáticos, utilizando células de carga electrónicas.

 

6-Tenacidade de fuos texteis costura e calçado

Proporção da força de rotura do fio, relativamente à sua massa linear. É habitualmente expressa em centinewtons por tex (cN/tex).

Evidentemente, quanto mais grosso se produzir um fio, mais resistente ele será. Mas a tenacidade é teoricamente independente da massa linear do fio e pode, portanto, utilizar-se para comparar a resistência de fibras e fios. A tenacidade pode ser expressa de várias formas, gramas (força) por denier (g/d)e gramas (força) tex.

 

7-Alongamento à rotura de fios texteis costura e calçado

Aumento em comprimento de um provete, produzido pela força de rotura. É expresso como uma percentagem do comprimento nominal inicial.

Esta propriedade é importante, sendo um dos factores que implica a valorização da elasticidade das costuras. Por si só é importante, pois identifica o comportamento do fio na costura.

 

8-Elasticidade de fios texteis costura e calçado

É a propriedade de um fio pela qual este tende a recuperar o seu comprimento original, depois de ter sido estirado até um determinado ponto. Por exemplo, a goma recupera o seu comprimento original, portanto, é altamente elástico, com uma recuperação elástica de 100%.

Um polímero não estirado, diz-se que tem alta plasticidade com recuperação elástica de zero.

Fabricante de Fios Têxteis de Costura Calçado


Um aspecto importante é o conhecimento da massa linear do fio Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado, porque permite para uma mesma categoria de fios Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado, escolher o que melhor se adapta às condições de uso do artigo.


Com efeito, a massa linear do fio Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado influência:

·          a resistência do fio Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado, e consequentemente a resistência da costura;

·          a escolha do número da agulha;

·          o enchimento da canela;

·          a afinação dos tensores na máquina de costura;

·          os riscos de encaracolamento da linha.

A massa linear pode ser expressa de várias formas:


2-Torção Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

É o número de voltas de um fio em torno do seu eixo, determinado com base no seu comprimento de medida nominal, antes da distorção.

A torção deve ser expressa, preferencialmente, em voltas por metro, (voltas/m), podendo também ser expressa em voltas por centímetro (voltas/cm) e (voltas/polegada).

A direcção de torção é muito importante. A torção pode ser no sentido dos ponteiros do relógio, torção Z, conhecida como torção esquerda, ou no sentido oposto aos ponteiros do relógio formando a torção S, conhecida como torção direita. Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

A torção Z é a mais apropriada para a maior paret das máquinas de costura, porque com a torção S  a linha de costura distorce durante a costura provocando a distorção e consequentemente rotura da linha Fios Têxteis de Costura e Calçado

 

3-Coeficiente de atrito

É a força contrária ao deslizamento de um fio em contacto com um corpo cilíndrico onde existem forças opostas. Uma das causas de precisar de mudar muitas vezes as agulhas, é o desgaste provocado pelo grande atrito do fio sobre o metal.

O aquecimento da agulha e as quebras com frequência anormal, são igualmente consequências do atrito. As propriedades de atrito de um fio dependem das características próprias, mas sobretudo dos produtos de acabamento e lubrificantes. A lubrificação de um fio é muito importante, pois diminui o atrito e protege o fio contra o aquecimento. É, nestes casos, necessário fazer um teste de atrito ou de deslizamento do fio sobre um metal, que permite detectar se o fio vai desgastar o material, ou afectar as suas características e a duração de vida dos orgãos da máquina.

Uma lubrificação elevada pode provocar manchamento nas peças, criando um enorme problema, porque a remoção é muito cara e em alguns casos impossível

 

4-Irregularidade Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

A irregularidade do fio, isto é, a variação da massa por unidade de comprimento, é considerada como sendo um factor importante e crítico, pois pode provocar quebras da linha de costura. As irregularidades podem ser encontradas em qualquer fase do processo têxtil, isto é, aparecem em fios, mechas, mantas e fitas.

O comprimento e o diâmetro da fibra são das propriedades mais importantes para a determinação do comportamento destas no processo de fiação. Existe uma elevada correlação entre a irregularidade do fio e o comprimento médio da fibra.

As variações na secção transversal do fio, como neps, pontos finos e pontos grossos, são geralmente descritos como imperfeições e são analisados paralelamente à irregularidade.

É importante perceber que todos os fios são de alguma forma irregulares, sendo o seu valor, o factor determinante para a aceitabilidade ou não do produto, por parte do consumidor.

 

5-Resistência à Rotura Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

Força máxima aplicada num ensaio de tensão efectuado à rotura. Para fios, é preferencialmente expressa em centinewtons (1gf=0.98 cN), pode também ser expressa em kilogramas ou gramas (força). Esta varia ligeiramente segundo as condições específicas em que o fio se rompeu, por exemplo: humidade, temperatura, regime de carga e comprimento do fio submetido a tensão.

Por esta razão, todas estas condições são especificadas com precisão em todos os testes reconhecidos internacionalmente. Estes testes são realizados em laboratórios com ambiente normalizado e geralmente com instrumentos automáticos, utilizando células de carga electrónicas.

 

6-Tenacidade Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

Proporção da força de rotura do fio, relativamente à sua massa linear. É habitualmente expressa em centinewtons por tex (cN/tex).

Evidentemente, quanto mais grosso se produzir um fio, mais resistente ele será. Mas a tenacidade é teoricamente independente da massa linear do fio e pode, portanto, utilizar-se para comparar a resistência de fibras e fios. A tenacidade pode ser expressa de várias formas, gramas (força) por denier (g/d)e gramas (força) tex.

 

7- Alongamento à rotura Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

 
Aumento em comprimento de um provete, produzido pela força de rotura. É expresso como uma percentagem do comprimento nominal inicial.

Esta propriedade é importante, sendo um dos factores que implica a valorização da elasticidade das costuras. Por si só é importante, pois identifica o comportamento do fio na costura.

 

8-Elasticidade Fabricante de Fios Têxteis de Costura e Calçado

É a propriedade de um fio e Fios Têxteis de Costura e Calçadopela qual este tende a recuperar o seu comprimento original, depois de ter sido estirado até um determinado ponto. Por exemplo, a goma recupera o seu comprimento original, portanto, é altamente elástico, com uma recuperação elástica de 100%.

Um polímero não estirado, diz-se que tem alta plasticidade com recuperação elástica de zero.

Fios Poliester

Produtos » PETIC

 


Linhas de Fio Fiado (100% PES) Os cabos são construídos a partir de fibras de poliéster, exigindo um processo rigoroso de fiação para dar o equilíbrio exigido numa linha de costura (ausência de nós e outras imperfeições). Estas linhas permitem bons desempenhos em costuras realizadas a velocidades médias e baixas nas máquinas de confecção de vestuário.
 

VANTAGENS
  • Regularidade na massa linear, torção, lubrificação e alongamento
  • Regularidade óptima, que implica ausência de imperfeições, e como consequência menos quebras durante a costura, aumentando a produtividade
  • Reprodutividade de cores
  • Optima solidez à lavagem
  • Aparência da costura muito boa
  • Comercializada em várias metragens

PROPRIEDADES

  • Ponto de fusão entre 248 e 260ºC
  • Óptima resistência aos ácidos
  • Não tem afinidade com corantes em processos de lavandarias de jeans
  • Não tem o mesmo desempenho em certos tipos de máquinas, pontos de costura e velocidades, poderá não ter a mesma performance das linhas com alma corespun. 

Produtos » POLIPETIC

 


Linhas com alma Cada cabo que forma a linha é composto de uma alma de filamentos contínuos de poliéster, recobertos com fibras de poliester. O alma de filamentos contínuos de alta tenacidade é responsável por uma resistência à ruptura muito superior, que aliado às propriedades de superfície e desempenho das fibras de poliester oferece um padrão excelente de costurabilidade e produtividade. A tecnologia corespun permite a produção de linhas de altíssimo desempenho, com redução de tempos mortos e consequentemente redução dos custos na confecção.
 

VANTAGENS
  • Regularidade na massa linear, torção, lubrificação e alongamento.
  • Elevada produtividade a altas velocidades.
  • Excelente costurabilidade, e como tal economia nos custos de produção.
  • Boa resistência a temperaturas elevadas, geradas pela agulha, devido à alma.
  • Regularidade óptima, que implica ausência de imperfeições, e como consequência menos quebras durante a costura, aumentando a produtividade.
  • Reprodutividade de cores.
  • Optima solidez à lavagem.
  • Aparência da costura muito boa.
  • Comercializada em várias metragens.
PROPRIEDADES
  • Ponto de fusão entre 248 e 260ºC.
  • Óptima resistência aos ácidos, álcalis e cloro.

Produtos » INDIGO

 


Linhas com alma Cada cabo que forma a linha é composto de uma alma de filamentos contínuos de poliéster, recobertos com fibras de algodão. A alma de filamentos contínuos de alta tenacidade é responsável por uma resistência à ruptura muito superior que aliado ao recobrimento com fibras de algodão oferece um padrão excelente de costurabilidade e produtividade. 
 

VANTAGENS
  • Excelente costurabilidade, e como tal economia nos custos de produção.
  • Elevada produtividade a altas velocidade.
  • Boa resistência a temperaturas elevadas, geradas pela agulha.
  • Boa resistência à abrasão (recobrimento em algodão algodão).
  • Regularidade óptima, que implica ausência de imperfeições, e como consequência menos quebras durante a costura, aumentando a produtividade.
  • Aparência da costura muito boa.
  • Pespontos com efeitos lindos em jeans de acordo com o tipo de lavagem industrial.
  • Versatilidade nas costuras difíceis de casas e moscas.
  • Várias metragens.

PROPRIEDADES
  • Ponto de fusão entre 240 e 260ºC.
  • Óptima resistência aos ácidos.
  • Não é recomendado para tingimento de peças cruas (pronto a tingir).
  • Algumas cores escuras não são aconselháveis para costuras em contraste.

Produtos » TEXTURIZADO

 


Multifilamentos contínuos de poliester (mouse) O processo de produção tem como resultado, filamentos individuais que adoptam uma forma de frisado o que confere ao fio um toque suave e volumoso com características de elasticidade. Estes fios podem-se aplicar só em costuras inferiores, bem como em todos os produtos de qualidade, é aplicado um lubrificante para assegurar que os fios tenham um bom rendimento nas máquinas de costura.
 

VANTAGENS
  • Boa performance nas máquinas de overlock.
  • Óptima cobertura nos acabamentos de costura.
  • Boa resistência a ácidos, álcalis e cloro.
  • Regularidade de massa linear e alongamento.
  • Bons graus de solidez das cores.
  • Comercializada em peso, e uma vasta gama de cores à disposição.

PROPRIEDADES

  • Ponto de fusão entre 245 e 260ºC.
  • Não recomendado para utilização na agulha.

industrias de malhas – meias – tecelagem – passamanarias

 

mate mate – mate – semi mate – brilhante

 

Polyester Texturizado

Nylon Texturizado

Polyester Flat (não texturizado – filamento)

Nylon Flat (não texturizado – filamento)

Polyester para texturizações (POY)

Nylon para texturizações (POY)

Polipropileno

Técnicos

 

Fios Fiados (Ring Spun e Open End)

100% algodão

100% polyester

100% viscose

100% nylon

100% acrílico

Misturas

As linhas de costura Vale Fios estão disponíveis numa grande variedade de espessuras, pelo que as suas aplicações são praticamente ilimitadas.

Um adequado controlo de qualidade, conjuntamente com um custo perfeitamente ajustado às actuais exigências do mercado fazem de Vale Fios uma das gamas de linhas de costura mais competitivas.

Na maioria das espessuras existe uma ampla gama de cores de solidez garantida, as quais estão especificadas na respectiva carta de cores. Os nossos stocks permitem-nos garantir um serviço à altura nas actuais necessidades do mercado.

Se necessitar de alguma cor ou apresentação especial, oferecemos-lhe a possibilidade de a fabricar sobre encomenda. Consulte-nos a este respeito.

A gama Vale Fios cumpre todos os requisitos das normas Oeko-Tex.

O excelente recobrimento das linhas

O excelente recobrimento das linhas Vale Fios é especialmente útil para as costuras de ramalhado ou decorativas. Isto deve-se a um processo de texturização do filamento de polyester que lhe confere uma óptima relação entre resultado da costura e o seu custo.

Utilizando a mesma gama de cores das outras linha PSPR e CS permite a utilização conjunta com qualquer uma delas. O que na sua utilização conjunta permite um resultado final das peças confeccionadas excelente.

A gama

O excelente recobrimento das linhas Masterfil PT é especialmente útil para as costuras de ramalhado ou decorativas. Isto deve-se a um processo de texturização do filamento de polyester que lhe confere uma óptima relação entre resultado da costura e o seu custo.

Utilizando a mesma gama de cores das outras linha PSPR e CS permite a utilização conjunta com qualquer uma delas. O que na sua utilização conjunta permite um resultado final das peças confeccionadas excelente.

A gama Vale Fios cumpre todos os requisitos das normas Oeko-Tex.

 cumpre todos os requisitos das normas Oeko-Tex.

 é especialmente útil para as costuras de ramalhado ou decorativas. Isto deve-se a um processo de texturização do filamento de polyester que lhe confere uma óptima relação entre resultado da costura e o seu custo.

Utilizando a mesma gama de cores das outras linha PSPR e CS permite a utilização conjunta com qualquer uma delas. O que na sua utilização conjunta permite um resultado final das peças confeccionadas excelente.

A gama Vale Fios cumpre todos os requisitos das normas Oeko-Tex.
 

Fios de Algodão


Produtos » Propriedades químicas de uma linha


PROPRIEDADES DA COR

A cor é uma função muito complexa e de muitas variáveis. A luz branca é uma combinação de muitas cores individuais ou comprimentos de onda de radiação electromagnética. A distribuição da intensidade destes comprimentos de onda é conhecida como espectro e varia significativamente a luz do sol, a luz fluorescente e muita outras fontes de luz.
Qualquer cor analisada visualmente por alguém, depende da sua visão individual de cor ou o ambiente em que a cor é observada.

Comparação visual de cor:
Há muitos aspectos que devem ser evitados ao comparar amostras visualmente, como é descrito pelos seguintes aspectos.


1- Dicroismo

É uma alteração aparente de cor quando se muda a direcção da visão. Tem tendências a ocorrer mais nos tecidos que nos fios, mas pode afectar a aprovação ou não da cor de um fio.


2- Metamerismo

É uma alteração de cor que se produz quando se mudam as condições de iluminação.
Por exemplo, se observarmos um objecto verde à luz dia, uma certa quantidade de luz é reflectida como verde. Se observarmos este mesmo objecto sob uma luz fluorescente que é rica em vermelho e azul, mas deficiente em comprimentos de onda verdes e amarelos, então há menos luz disponível para reflectir, por isto este objecto parecerá ter uma cor diferente e mostrará uma falta de continuidade de cor.

Para a comparação de cores isto é um problema grave, porque duas amostras comparadas à luz do dia, é possível que estas duas amostras não alterem a cor gradualmente sob a luz artificial. Isto é devido ao facto que algumas misturas de corantes têm características de absorção distintas, a isto é o que se chama "metamerismo do iluminante".
Quando dois observadores independentes não vêm uma cor da mesma maneira chama-se "metamerismo do observador".
Quando uma cor parece diferente segundo o ângulo de visão chama-se metamerismo geométrico.
Quando na Valfios se reproduz uma cor, a mistura de corantes é examinada com cuidado de maneira a diminuir o metamerismo.


3- Condições de analise visual

Uma amostra de cor analisada sobre diferentes fundos, a análise da cor por parte do observador pode ser influenciada e ver diferenças de cor na amostra, a este efeito chama-se contraste simultâneo.

A comparação visual de cores deve ser feita em condições standard, isto é, sob um iluminante de comparação standard e numa cabine standard de análise visual (caixa de luzes).


4- Variações em relação ao padrão

As características da superfície de um fio podem ter influência na comparação visual e podem produzir desacordos sobre a aceitação ou não por parte dos analistas, por exemplo, quando se compara a cor do filamento contínuo (que tem muito brilho) com a cor do fio fiado (em que possui superfícies fibrosas mates).
De qualquer das maneiras, nem sempre é estável a selecção das cores por parte do olho humano (a idade e o sexo do observador são aspectos variáveis). Para requisitos de comparação críticos as tonalidades seleccionadas podem ser analisadas quando costuradas no tecido.

A passagem do fio através da máquina de costura pode afectar a sua tonalidade ao alterar o carácter da sua superfície e o equilíbrio da torção.
A costura em zonas da peça com densidades diferentes, pode causar diferenças de tonalidade. O lubrificante pode também afectar a tonalidade.


5- Medição de cores

Todas as cores comercializadas na Valfios, são aprovadas por uma leitura da cor no espectrofotómetro, comparando com uma amostra padrão.
O espectrofotómetro moderno mede e regista automaticamente o espectro da cor de uma amostra em comparação com o padrão.

Além desta leitura todas as cores são comparadas visualmente numa caixa de luzes, todo este trabalho é realizado para garantir continuidade de cor, de partida para partida.


6- Solidez à lavagem e alteração de cor

Depois de escolher uma cor da linha de costura adequada ao material que se vai costurar ou para utilizar como contraste, é importante que a cor do fio permaneça sólida ao longo da vida útil do material.

Por esta mesma razão são efectuados testes de solidez à lavagem e alteração de cor à linha em todas as partidas tingidas.
Deve-se então controlar a solidez dos tintos (alterações de cor, manchamentos) da linha de costura.
Pode imaginar-se a catástrofe que é, quando uma peça de vestuário mancha, por causa de um bordado e/ou ter costurado um tecido claro com um fio escuro, de má solidez.

Do mesmo modo, uma linha de costura deve permanecer com a mesma tonalidade do tecido, após uma lavagem ou uma limpeza a seco.

Morada

  • Endereço:
    Parque Industrial, Edifício B
  • 4620-909 Lousada
  • Norte
  • GPS:
    41.335318,-8.327347
  • Gerente:
    Filipe Henriques

Contatos

  • Telefone:
    351 255 820 880 /8
  • Fax:
    351 255 820 889
  • Telemóvel:
    351 91 75 66 752 / 351 91 999 49 44
  • Loja:
    Portugal

Horario

  • Horário:
    Das 9.00h. ás 12.30h e das 14.00h ás 18.30h.
  • Encerramento:
    Sábados, Domingos e Feriados

Email

Envie a sua mensagem para pedir informações ou orçamentos


VALFIOS - FÁBRICA DE FIOS | FORNECEDOR DE FIOS TÊXTEIS | FIOS PARA CALÇADO | FORNECEDOR LINHAS DE COSTURA | FIOS PARA CONFECÇÃO | FIOS POLIESTER | FIOS ALGODÃO

Área de Clientes: