CONTACTOS
CONIEX S.A. | FABRICANTE E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E PRODUTOS PARA TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | GRANALHA | MICROESFERAS DE VIDRO | OXIDO ALUMÍNIO | CORINDO | DESMOLDANTES ALUMINIO | INJECTORAS ZAMAK | GRANALHAS AÇO | GRANALHA DECAPAGEM | DIECASTING
TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES

Processos de Tratamento de Superfícies:
PINTURA - ENVERNIZAMENTO


A VIBRAÇÃO INDUSTRIAL E SUA APLICABILIDADE
Tratamento em massa de peças metálicas para melhoramento da superfície mesmo que delicada, com formas e naturezas diversas.

Trata-se de uma interação mecânica de peças contra abrasivos (chips), de forma a provocar uma alteração da superfície, de acordo com a necessidade do cliente.
Com auxílio duma máquina de vibração (vibrador industrial), o abrasivo interage com as peças, assim como um composto químico que favorece o contacto entre a peça e o chip, melhorando a lubrificação ou interagindo quimicamente em função da sua característica e aplicação.
Vantagens de utilização de vibradores industriais:
- Redução de custos: Redução da mão-de-obra e consequente poupança dos recursos humanos;
- Redução dos Tempos: Maior velocidade dos tempos de produção;
- Practicidade: Equipamento compacto com componentes mecânicos robustos e de alta qualidade para longa duração;
- Flexibilidade: Ciclos produtivos flexíveis sem renunciar ao alto nível qualitativo, obtendo alta rentabilidade produtiva.

DECAPAGEM E METALIZAÇÃO
O processo de metalização por spray é efectuado pelo arco eléctrico entre dois arames metálicos, geralmente da mesma composição (zinco ou outros), como matéria-prima de revestimento. Este processo é efectuado na pistola de metalização, sendo neste caso chamada de “pistola eléctrica”.
Este processo de protecção anti corrosivo deve ser sempre aplicado após a decapagem, para o seu bom "agarre". Assim, o processo completo e eficientemente de anti-corrosão, trata-se sempre de uma boadecapagem e metalização.
A metalização:
Os dois arames são electricamente carregados com polaridade oposta e na pistola de arco eléctrico, combinados, velocidades controladas. Quando os arames estão reunidos no ponto de contacto, as cargas opostas sobre os arames criam calor suficiente para a fusão continuamente das pontas dos arames. O ar comprimido é usado para pulverizar o material agora fundido e acelerá-lo até a superfície da peça para formar o revestimento.
Assim, a peça fica metalizada, com um revestimento de protecção contra a corrosão.
Em metalização eléctrica por spray, a espessura do revestimento que pode ser depositada por unidade de tempo é em função da energia eléctrica (amperagem) do sistema, pela densidade e pelo ponto de fusão do arame. Dependendo da força colunar do arame, vários sistemas mecânicos puxa/empurra "Push", "pull" ou "push / pull" podem ser usados para alimentar o arame a uma taxa constante.
Recursos do processo de Metalização por arco eléctrico:
- Aplica-se uma série de ligas metálicas e metais puros para o recobrimento, enchimento, revestimentos de anticorrosão e outros fins, em arame sólido ou formas de arame tubular (cheio);
- Sistemas compactos e auto suficientes;
- Excelente portabilidade para revestimentos no local;
- Não necessita de nenhum processo com água ou gases, excepto ar comprimido;
- Altas taxas de pulverização;
- Produz revestimentos que são facilmente mecanizados;
- É possível mascarar áreas que não podem ser revestidas;
- É possível o revestimento de geometrias internas;
- Muito simples de utilizar e de baixa manutenção;
DECAPAGEM
Processo de tratamento de superfícies, por projecção de abrasivo metálico (granalha de aço) ou abrasivo mineral (Corindão / Óxido de Alumínio) e de vidro (Micro Esferas de Vidro), em pressão directa.
Também o vulgar conceito “Jacto de Areia” é aplicado nesta área de decapagem, pois é o acto de projectar um jacto de areia às peças, jacto esse com areia de sílica, crivada especialmente para o efeito de decapagem, com o objectivo de:
- Remoção de oxidações (ferrugem) e impurezas inorgânicas; Crostas de fundição e incrustações superficiais; Rugosidade para posteriores tratamentos (metalização e/ ou pintura);
Limpeza, Decapagem e preparação de superfícies para:
- Decapagem (pórticos, vigas, motores, turbinas, estruturas soldadas, gradeamentos, portões, chassis, etc.);
- Preparação da superfície para pintura, metalização, revestimentos e acabamentos;
- Rugosidade controlada;
- Areado;
- Envelhecimento rústico da pedra, método "bujardar";
- Limpeza de fachadas, muros, monumentos, estátuas, etc.
Todos os Equipamentos de Decapagem PROTECH, têm garantia de 2 anos:
- Cubas de Decapagem Jacto Livre;
- Cabines e Câmaras de Decapagem;
- Filtros de Pó (Despoeiramento);
- Elevadores e seleccionadores de depuração da granalha e separação dos resíduos;
- Recuperação do abrasivo (Granalha) em Cabines de Decapagem;
- Acessórios;

CONIEX PORTUGAL | GRANALHA, MICROESFERAS VIDRO, OXIDO ALUMÍNIO, CORINDO, DISTRIBUIDOR DESMOLDANTES ALUMINIO, REPRESENTANTE MAQUINAS INJECTORAS ZAMAK, ABRASIVOS GRANALHAS AÇO, GRANALHA DECAPAGEM, DIECASTING, FORNECEDOR MÁQUINAS TRATAMENTO SUPERFICIE
Área de Clientes: