COLÉGIO NOVOS RUMOS

Actividades

 

Trabalho a desenvolver nos ateliês
O trabalho a desenvolver e a ser dinamizado nos ateliês tem como ponto de partida as expressões artísticas. Estas permitem desenvolver as capacidades criativas e técnicas dos alunos nas diversas áreas, potenciando a exploração de determinadas formas de arte, através de atividades lúdicas e de carácter social que possam despertar consciências e contribuir para o melhor enquadramento do aluno no contexto em que vive. Os ateliês permitem ao aluno contactar com diferentes materiais e texturas, manipulando-os. Ajudam o aluno a desenvolver a sua expressividade, criatividade e imaginação, através das várias formas de expressão, como a expressão plástica, a pintura, a cerâmica, a tecelagem e o desenho. As atividades dos ateliês permitem ainda desenvolver a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora, atenção e concentração. Os trabalhos realizados nos ateliês são complementos fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno, tendo em conta as necessidades individuais de cada um, assim como os seus interesses e conhecimentos.
 
Ateliê de cerâmica
No ateliê de cerâmica o aluno trabalha com o barro, onde desenvolve a motricidade, o conceito da forma, as características do barro, estimulando a criatividade plástica e o sentido rítmico, estético e utilitário. Neste ateliê os alunos dão forma a objetos, passando depois para a decoração, isto é, fazendo o embelezamento da peça e a pintura do mesmo.
 
Ateliê de expressão plástica
O ateliê é importante para que o aluno experimente, explore, manipule e transforme diferentes materiais, contribuindo assim para um alargamento e diversidade de situações e experiências de aprendizagens. A expressão plástica é um meio de comunicação e uma forma do aluno ter capacidade de reproduzir, em suporte material, as ideias que idealiza, isto é, através da manipulação e experiência com os diferentes materiais permite descobrir e desenvolver formas pessoais de expressar o seu mundo interior. É também através de pinturas e desenhos que os alunos se exprimem a nível dos seus sentimentos e emoções, potenciando momentos de bem-estar. A expressão plástica contribui para o desenvolvimento da motricidade fina e está intimamente ligada ao domínio da expressão motora. A exploração livre dos meios de expressão gráfica e plástica permite despertar a imaginação e a criatividade do aluno. Permite também o desenvolvimento da destreza manual bem como a descoberta e organização progressiva de volumes e superfícies.
 
Ateliê de Tecelagem
No ateliê de tecelagem o aluno aprende a explorar e a criar objetos que utilizamos e damos utilidade no dia-a-dia. Os alunos desenvolvem a psicomotricidade, a criatividade e a imaginação. Têm a oportunidade de explorar diferentes tecidos, utilizando diferentes técnicas para bordar. Achamos também importante que os alunos explorem e aprendam o sentido estético e utilitário da peça que estão a realizar.
 
Ateliê de Culinária
A culinária é desenvolvida de forma didática e prática, com o objectivo de proporcionar uma maior consciência alimentar, qualidade de vida aos alunos e preparando-os para uma autonomia pessoal e social. Os alunos preparam e exploram receitas simples (prato/sopa/sobremesa/lanche) tendo em conta uma alimentação saudável.
 
Ateliê de Atividades da Vida Diária (A.V.D.)
Os alunos exploram situações referentes à alimentação, higiene pessoal, segurança, atividades domésticas, vestuário e saídas de autonomização. Neste ateliê os alunos também fazem a articulação com a culinária, permitindo ao aluno condições para interiorizar hábitos que lhe permitam participar ativamente na vida diária.