CONTACTE-NOS
  • bg
  • bg
  • bg
  • bg
  • bg

POLIAMOL | Resinas Reparação,Pintura e Repintura,Vinylester,Expansivas Poliuretano,Auto-Extinguivel,Coremats,Ceras Desmoldantes,Pastas Pigmentadas, Barcos,Pranchas Surf,Autocaravanas,Terraços,Carroçarias,Motas Água, Porto,Lisboa,Norte,Portugal

GEL COAT | APLICAÇÕES

GEL COATS

Gel coats são resinas contendo pigmentos, cargas e agentes tixotrópicos. Suas funções são: proteger o laminado contra a ação das intempéries, conferir acabamento colorido, liso e brilhante à superfície da peça e servir de base para aplicação de pinturas.
Embora a maioria dos gelcoats sejam fabricados na cor branca, ou qualquer outra pequena variação do branco, gelo, creme ou neve, o gelcoat pode ter qualquer cor. A cor final do gelcoat é fornecida por um pigmento, que pode ser orgânico ou inorgânico, que no inicio da fabricação do gelcoat é incorporado a mistura base através de uma pasta. Esta pasta é feita através de moagem do pigmento com uma resina não reativa. 

 

PARA QUE SERVE O GEL COAT?

O gel coat é, basicamente, uma tinta que é aplicada sobre o molde e que constitui a camada exterior das peças feitas em fibra de vidro e resina de poliéster (compósitos). A sua função é proteger o estratificado e conferir um aspecto esteticamente agradável à vista. 
O gel coat pode ser fabricado com diversas resinas com diferentes características em termos de resistência aos agentes e ambientes, de acordo com a finalidade a que se destina. Por exemplo, um barco tem que ser fabricado com um gel coat com baixa absorção de água, boa resistência aos raios ultravioleta e boa retenção de brilho. No entanto, uma peça de carroçaria de autocarro, que normalmente vai ser pintado, já tem outro tipo de exigências: Boa flexibilidade, ausencia completa de porosidades, etc.

O Gel Coat, mesmo depois de curado, apresenta sempre uma ligeira pegajosidade ( tack). caso se pretenda eliminar esta pegajosidade, deverá ser utilizado o Gel Coat.

 

FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO DE GEL COAT

Você vai precisar de pistola, rolo ou pincel. 
A escolha do gelcoat a ser aplicado também requer cuidados especiais.
Os melhores resultados são obtidos com a aplicação com pistola, que permite camadas com melhor uniformidade de espessura. Neste caso, o produto pode ser aplicado em uma única demão. 

Em locais de difícil acesso, rolos também podem ser usados como alternativa. Já a aplicação com pincel pode apresentar estrias e desuniformidade de espessura, que prejudicam a qualidade do acabamento. Tanto com o rolo ou com o pincel, a aplicação do gelcoat é feita em duas demãos.

Fique atento às camadas. As muito espessas ficam quebradiças e podem apresentar trincas superficiais. Já as camadas mais finas são suscetíveis ao enrugamento a serem corrigidos após a desmoldagem do casco. É gasto mais tempo no reparo, o que não vale a pena.

Em locais de difícil acesso, também podem ser utilizados os rolos de pintura.

Durante a aplicação, a pistola não deve ficar muito próxima ao molde. Este cuidado evita que o ar de atomização arraste o gelcoat já depositado e deixe a superfície da peça com ondas e estrias. 

 

APLICAÇÕES

Os materiais compósitos são extremamente versáteis e fáceis de aplicar, o que os recomenda para um elevado número de aplicações, quase impossíveis de enumerar de forma exaustiva. Os materiais compósitos aparecem na nossa vida sob as mais diversas formas:

Lazer: barcos, canoas, pranchas de surf, piscinas, motos de água, automóveis, bicicletas, motorizadas, roulottes e autocaravanas.

Indústria: peças de carroçaria (autocarros), tanques para produtos químicos e alimentares, tubagem diversa, placas de cobertura transparentes, blindagens para todo o tipo de máquinas, casas pré-fabricadas, moldes, isolamentos de terraços e fachadas…

Doméstico e Urbano: Mobiliário diverso, tanques de lavar roupa, banheiras, bases de chuveiro, equipamentos sanitários, reparação de caleiras, etc.

Reparações em Geral: É possível reparar quase todas as peças fabricadas com os materiais convencionais, tais como cimento, vidro, mármore ou granito, ferro, aço, alumínio, madeira, cartão, tecidos, cortiça, materiais compósitos e até alguns plásticos.

Diversos: botões, estatuária, pavimentos contínuos… São aplicações não reforçadas com fibra de vidro, portanto, não são propriamente compósitos. No entanto, são aplicações com alguma relevância em termos de consumo.


Solicitamos o favor de nos consultarem para qualquer tipo de situação que pretendam resolver.
Vendemos pequenas e grandes quantidades e damos assistência técnica gratuita.

 

 

Poliamol | Resina barcos, Resinas reparaçao de barcos, Resinas pintura barcos, Resinas repintura barcos, Resina para pranchas surf, Resina reparação pranchas de surf, Resina reparação autocaravanas, Resina para reparação terraços, Resina para carroçarias, Resina reparação carroçarias, Resina pintura carroçarias, Resina repintura carroçarias, Resina Auto-Extinguivel, Resinas Vinylester, Resinas Expansivas Poliuretano, Resina Acrílica em Solução Aquosa, Véu de superfície, Placas de ninho de abelha plástico, Coremats, Rolos de desaeração, Ceras desmoldantes , Pastas pigmentadas, Pastas pigmentadas barcos, Pastas pigmentadas autocaravanas, Pastas pigmentadas motas agua, Pastas pigmentadas pranchas de surf, Massas de reparação com fibra, Materiais de reparação fibra de vidro, Fibra de vidro para barcos, Fibra de vidro para prancha de surf | Porto, Lisboa, Norte, Portugal

 

Área de Clientes: