CONTACTE-NOS
  • bg

EMPATIA | ARQUEOLOGIA PORTO, CONSERVAÇÃO, RESTAURO E MUSEOLOGIA, ESCAVAÇÃO EMERGÊNCIA ARQUEOLÓGICA ACOMPANHAMENTO ARQUEOLÓGICO ESTUDOS DE IMPACTO CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE REFERENCIA DESENHO ESPOLIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO ANTROLOGIA PORTO


Conservação e Restauro
 

Estruturas e edifícios de interesse patrimonial, arqueológico, histórico e cultural
Materiais arqueológicos
Elementos decorativos e/ou arquitectónicos
  (estuques, cantarias, madeiras, metais, entre outros)
        

Outros Serviços

TopografiaSistemas de Informação GeográficaAntropologia e Etnografia
- Elaboração de projectos de investigação e de viabilidade
Estudos de Impacto Ambiental
- Elaboração de projectos de Musealização
Consultoria e Peritagem no âmbito da Arqueologia e Património
- Gestão de locais de interesse arqueológico, cultural, histórico ou patrimonial
Organização e realização de eventos culturais, didácticos e pedagógicos
- Realização de recriações de diferentes épocas históricas
Elaboração e montagem de exposições
Organização e realização de conferências e congressos
FormaçãoProgramas Culturais e Educacionais no âmbito da História, 
  Arqueologia e Património

Investigação arqueológica

A investigação arqueológica dedicou-se fundamentalmente à pré-história e às civilizações da antiguidade; no entanto, ao longo do último século, a metodologia arqueológicaaplicou-se a etapas mais recentes, como a Idade Média ou o período Moderno. Na atualidade, os arqueólogos dedicam-se cada vez mais a fases tardias da evolução humana,e a disciplinas transversais como a arqueologia industrial e a arqueologia sub-aquática.

A investigação arqueológica faz uso dos conhecimentos e metodologias de vários outros ramos científicos (ciências naturais e sociais), assim como do conhecimento empírico da população que nos rodeia, pois a fonte oral é muitas vezes o ponto de início para o desenvolvimento de algum estudo. Costuma-se dizer que "cada velho que morre é uma biblioteca que arde", pois é informação que se perde.

Uma investigação arqueológica começa pela investigação bibliográfica ou, em alguns casos, pela prospecção, que faz parte do levantamento arqueológico. Há uma grande diferença entre prospecção e sondagem, a primeira é para o levantamento e consiste em metodologias não intrusivas enquanto a segunda requer já a alteração do local em estudo e padece assim não só de metodologia extremamente rigorosa mas também de autorizações próprias.

No levantamento, é sempre importante se observar as especificidades de um local: a abrupta mudança de coloração do solo (camadas estratigráficas), a presença de plantas não nativas, a presença de animais e outros aspetos.

A arqueologia é amostral, porque dedica-se ao estudo dos vestígios arqueológicos mas também trabalha com a totalidade da história do local onde usa como motor outras ciências auxiliares como a geologia, história, arquitectura, história de arte, entre outras ciências e áreas de conhecimento.

Panorama português da Arqueologia


Referência à arqueologia, na fachada da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães

Em Portugal, actualmente, para se ser arqueólogo profissional (pós-bolonha) é necessário tirar uma licenciatura em Arqueologia - ou História variante Arqueologia - mais o mestrado também em Arqueologia. É ainda necessário co-coordenar pelo menos uma intervenção arqueológica - em colaboração com um arqueólogo coordenador - para poder dirigir uma intervenção arqueológica. Quem tutela e autoriza as intervenções arqueológicas perante pedido de autorização do arqueólogo é a DGPC - Direcção Geral do Património Cultural. O arqueólogo (como o cidadão comum) pode pedir ao DGPC para embargar uma obra em caso desta ultima violar as leis do património cultural móvel e imóvel. Artigo 77.º 4A realização de trabalhos arqueológicos será obrigatoriamente dirigida por arqueólogos e carece de autorização a conceder pelo organismo competente da administração do património cultural.( Lei 107/2001).

Nos termos da Lei n.o 13/85, de 6 de Julho, os bens arqueológicos móveis constituem património nacional. Aos crimes praticados contra bens culturais aplicam-se as disposições previstas no código penal, com as especialidades constantes na presente lei (Lei 107/2001 Artigo 100.º). No Artigo 103.º - Crime de destruição de vestígios da mesma lei, quem, por inobservância de disposições legais ou regulamentares ou providências limitativas decretadas em conformidade com a presente lei, destruir vestígios, bens ou outros indícios arqueológicos é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa até 360 dias.

A arqueologia tem sido praticada em Portugal desde há dois séculos, sendo então essencialmente um hobby de militares ou pessoas com algumas posses e conhecimentos históricos. Só a partir dos anos 80 a Arqueologia gradualmente se tornou profissionalizante e passou a ser tutelada pelo Estado português com direitos e deveres jurídicos próprios dos cidadãos para com ela.

A questão das gravuras do Vale do Côa, em 1996, veio abrir as portas a uma maior difusão da profissão de arqueólogo e deu um impulso importante ao reconhecimento da arqueologia em Portugal, com a criação do IPA e da APA e com a aprovação de legislação específica para a área, sendo criados novos cursos universitários de arqueologia, como o curso da Universidade do Minho ou o da Universidade do Porto (uma vez que antigamente eram cursos não autónomos, dependentes dos cursos de História).

Alguns arqueólogos, como Martins Sarmento, no século XIX, ou Cláudio Torres, na atualidade, são figuras reconhecidas no meio cultural português.

Fonte: Wikipedia

Morada

  • Endereço:
    Rua José Falcão, 613
  • 4400-192 Santa Marinha | Vila Nova Gaia
  • GPS:
    41.131341,-8.624547
  • Gerente:
    André Nascimento

Contatos

  • Telefone:
    Chamada para a rede fixa nacional
    +351 223 744 477
  • Telemóvel:
    Chamada para rede móvel nacional
    +351 933 380 123

Horario

  • Horário:
    9:00h às 12:00h - 13:30h às 18:30h
  • Encerramento:
    Sábados e Domingos

Email

Envie a sua mensagem para pedir informações ou orçamentos


EMPATIA ARQUEOLOGIA PORTO, EMPRESAS ARQUEOLOGIA PORTO, EMERGENCIA ARQUEOLOGICA, ACOMPANHAMENTO ARQUEOLOGICO, ESTUDOS DE IMPACTO, RESTAURO, MUSEOLOGIA, HISTÓRIA, LEVANTAMENTOS LASERSCAN, ATELIER CONSERVAÇÃO E RESTAURO EM OBRA | PORTO, LISBOA, PORTUGAL

Área de Clientes: