FONTECALOR - ENERGIAS RENOVÁVEIS nos Açores

facebook
Google+

AQUECIMENTO CENTRAL AÇORES

Sistemas Aquecimento Central | Paineis Solares | Bombas de Calor | Recuperadores de Calor | Salamandras | Fogões a Lenha |

Em funcionamento desde 1996, com sede na ilha de São Miguel, Açores, temos vindo a aumentar progressivamente o nosso leque de produtos, aliando os seus interesses à nossa vontade e procura de melhor os satisfazer.

Com uma equipa técnica com vasta experiência em energias renováveis, temos vindo a aumentar progressivamente o nosso leque de produtos, aliando os seus interesses à nossa vontade e procura de melhor o servir.

Descrição
Energias Renováveis. Aquecimento de águas domésticas e industriais com a opção de solar térmico com coletores planos ou tubos de vácuo. Termodinâmica para Aquecimento de águas domésticas, industriais, aquecimento de piscinas e aquecimento central na opção de Bomba de Calor ou evaporadores exteriores "painel Termodinâmico". Recuperadores de calor e salamandras a lenha ou pellets. Churrasqueiras "barbeque" e fornos de lenha por medida. Painéis fotovoltaicos na opção de pequenos consumos"autoconsumo", microgeração e minigeração. Aspiração Central. Lareiras de todos os tipos.

 

Para informações adicionais visite também o nosso site https://www.fontecalor.pt

 

 

 

SALAMANDRAS FOGOES AÇORES

- Lareiras

- Recuperadores de Calor 

- Fornos e Churrasqueiras

- Salamandras 

- Aspiração Central

- Painéis Solares Térmicos

- Painéis Solares Termodinâmicos

- Bombas de Calor

- Paineis Fotovoltaicos

- Certificação Energética

FORNOS CHURRASQUEIRAS LAREIRAS NOS AÇORES

Sistemas de aquecimento central;
Painéis solares térmicos;
Painéis solares termodinâmicos;
Painéis solares fotovoltaicos;
Bombas de calor;
Recuperadores de calor a lenha e a pellets;
Salamandras a lenha e a pellets;
Lareiras;
Churrasqueiras;
Fornos de lenha;
Lareiras;

Acessórios;

Tubos Inox;

Tubos isolados;

Açores;

Aspiração Central;

Certificação Energética;

RECUPERADORES DE CALOR AÇORES

Um recuperador de calor, ou simplesmente recuperador, é um permutador de calor em contracorrente com o propósito especial de recuperação de energia usado para recuperar calor residual dos gases de escape. Em muitos tipos de processos, combustão é usada para gerar calor, e o recuperador serve para recuperar esse calor, a fim de reutilizar ou reciclar. O termo recuperador refere-se também para trocadores de calor em contracorrente líquido-líquido usados em indústrias químicas e refinarias e em processos fechados, tais como ciclos de refrigeração por absorção amônia-água ou água-LiBr. Outras formas de recuperação de calor ou de entalpia incluem o trocador de calor regenerativo, a roda de calor, e a roda de entalpia.

Descrição
Sendo a lenha um energia renovável, um recuperador de calor a lenha é concebido tendo em vista maximizar o rendimento da biomassa. Consiste num sistema semelhante às lareiras convencionais, mas concebidos por forma a aumentarem o seu rendimento, dos convencionais 15 a 25% para 60% a 85% de aproveitamento de calor. São fabricados com uma porta em vidro vitrocerâmico, de guilhotina ou abertura lateral, aumentando deste modo a segurança no seu funcionamento, o calor é emanado através do vidro e pela estrutura envolvente, que pode possuir tubagem em que distribui também o calor para os lugares contíguos. Nunca deve ser esquecido deixar prevista uma entrada de ar-frio (vindo do exterior).
São peças fabricadas em ferro fundido ou em chapa de aço, sendo que os de ferro fundido demoram mais tempo a libertar calor do que os recuperadores de calor em aço, uma vez que estes são mais espessos.
Ao adquirir um recuperador, o local de produção deve ser levado muito em conta, uma vez que a qualidade da chapa se for de uma liga fraca, durará pouco tempo a deteriorar-se! Tal como se for em fundição de má qualidade com facilidade fissura e desgasta.

Os recuperadores têm que ser certificados e testados oficialmente segundo as normas europeias EN 13229 (para os inserts) ou EN 13240 (para as estufas), o que constitui uma garantia de segurança para as pessoas e os edifícios.1 A conduta de fumos deve ser em aço inox e obrigatoriamente certificada para o efeito (EN 1856-2)
Numa instalação feita de raiz um recuperador pode ser usado para insuflar ar novo em várias divisões de uma moradia, contribuindo deste modo, não só para o aquecimento mas também para a optimização da qualidade do ar interior.

Os recuperadores constituem, em todos os casos, um aquecimento agradável, económico e verdadeiramente eficaz. Fabricam-se modelos com simples-face, dupla-face, tripla-face, quatro faces e circulares, com dimensões entre 45 a 150 cm.
Existem sistemas a gás e eléctricos que imitam com alguma perfeição, mas não sendo, neste caso, energias renováveis.
Referências

PAINEIS SOLARES FOTOVOLTAICOS AÇORES

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou da sua casa). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.
A

tualmente, os custos associados aos painéis solares, que são muito caros, tornam esta opção ainda pouco eficiente e rentável. O aumento do custo dos combustíveis fósseis, e a experiência adquirida na produção de célula solares, que tem vindo a reduzir o custo das mesmas, indica que este tipo de energia será tendencialmente mais utilizado.

Vantagens de Paineis Solares nos Açores:

- Não polui durante o seu uso e a poluição que resulta do fabrico dos equipamentos necessários é facilmente controlável.

- Não produzem cheiros nem ruídos.

- Não necessita de linhas de transmissão (cabos de alta tensão, postes, redes de distribuição, etc), pelo que pode ser aproveitada em lugares remotos ou de difícil acesso.

- Em países com um bom clima, como Portugal, a utilização de energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, a sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética e, consequentemente, a perda de energia que ocorreria durante a transmissão

- Um painel solar de 1 m2 evita a inundação de 56m3 para a construção de novas barragnes hidroeléctricas.

- Não provoca desflorestação.

- São de fácil instalação.

- Os painéis solares estão a torner-se cada vez mais potentes e, simultaneamente o seu preço tem vindo a decair. Isso torna, cada vez mais, a energia solar uma solução economicamente viável.

- Não dispõem de partes móveis: São formados por módulos e as células são agrupadas em painéis.

- Exigem pouca manutenção.

- Têm um tempo de vida elevado (superior a 20 anos).


- Existem bastantes soluções de financiamento para a aquisição de painéis solares e o crédito é de fácil obtenção.

- O Governo prevê benifícios fiscais para microprodutores de energia.

Contactos

Morada:

Rua António de Medeiros e Almeida - Armazém 10

9500 - 680 Ponta Delgada

 

Região:

Açores

 

Telefone:
Chamada para a rede fixa nacional

296684505

 

Fax:

296684505

 

Telemóvel:
Chamada para rede móvel nacional

913454085

 

E-mail:

geral@fontecalor.pt

 

Gerente:

Francisco Gonçalves

 

GPS:

37.756601,-25.704194

 

Horário:

Segunda a Sexta 9h às 13h e das 14h às 18h || Sábado 9h às 12h30m

 

Encerramento:

Domingos e Feriados

 

Website:

https://www.fontecalor.pt

 


Envie a sua mensagem para pedir informações ou orçamentos